04 Fev 2021

Como a reprodução vegetal pode ajudar a satisfazer as exigências dos consumidores para a sustentabilidade

Hoje em dia, a sustentabilidade está cada vez mais incorporada nas operações empresariais de uma empresa. Os consumidores têm expectativas elevadas em termos de produtos biológicos, baixos níveis de pesticidas e alternativas às embalagens de plástico. Então, como podem as empresas de reprodução de produtos hortícolas desempenhar um papel na oferta de soluções para consumidores cada vez mais exigentes?

Produção sustentável com CleanLeaf®

De acordo com a associação dinamarquesa de consumidores Forbrugerrådet Tæk, na Dinamarca retalhistas como a Aldi, a Coop e o Lidl estão a responder a esta tendência dos consumidores, exigindo aos seus fornecedores que se mantenham muito abaixo dos limites legais para os níveis de pesticidas. Para os ajudar, Rijk Zwaan cria medidas de sustentabilidade no seu processo de reprodução vegetal, não só investindo em variedades de reprodução com resistências a várias doenças, mas também explorando outras características das plantas que podem contribuir para um mundo mais sustentável. Um exemplo deste projeto é o conceito de beringela CleanLeaf®.

CleanLeaf® vai de encontro ás crescentes expectativas dos consumidores

O conceito CleanLeaf® da Rijk Zwaan vai de encontro ás crescentes expectativas dos consumidores relacionadas com a sustentabilidade. A primeira variedade que foi lançada recentemente, chamada Kesia RZ, prospera em condições mediterrânicas como em Espanha e Grécia, e é também extremamente adequada para o cultivo biológico. CleanLeaf® as plantas de beringela são quase sem pelos e, portanto, menos atraentes para certas pragas. Isto melhora a gestão integrada de pragas e significa que é necessária uma pulverização menos corretiva, resultando assim em menor resíduos nos frutos.

Frutos mais apelativos e menos desperdício alimentar

Não só as próprias plantas são sem pelos, como também o cálice da beringela, além de ser mais verde em comparação com as variedades convencionais. Isto torna-o mais apelativo para os consumidores; a investigação dos consumidores demonstrou que 57% prefere a versão sem pelos mais verdes em comparação com 31% dos consumidores que preferem a variedade convencional. A investigação também demonstrou que a Kesia RZ tem uma boa vida útil, levando a menos desperdício alimentar. A criação de produtos com uma boa vida útil é mais um exemplo de como a Rijk Zwaan está a ajudar os produtores e distribuidores a alcançar os seus objetivos de sustentabilidade. Quanto aos consumidores, beneficiam não só de um produto mais sustentável, mas também de um produto mais atrativo graças ao calyx mais verde.

Interessado em beringelas cleanLeaf®?

A Rijk Zwaan tem todo o gosto em colocar os distribuidores e comerciantes em contacto com os seus produtores para que possam experimentar este novo conceito por si mesmos. Para mais informações, visite www.rijkzwaan.com/cleanleaf ou contacte a Heleen van Rijn-Wassenaar, Specialist Marketing Pepper & Cucumber na Rijk Zwaan.