XX | Hero  | VI24  | News | Snack lettuce collaboration between European growers story

Stories - 05-02-2024

Uma nova colaboração entre produtores europeus permite que os consumidores desfrutem de alface para snacks durante todo o ano.

Cinco grandes cooperativas de produtores europeus uniram forças para fornecer a inovadora Alface Crunchy da Rijk Zwaan às cadeias de retalho em toda a Europa durante todo o ano. Os três fundadores espanhóis – JimboFresh International, Fruca e El Dulze – estão entusiasmados com o novo capítulo desta história. “Juntamente com as principais cooperativas de produtores Landfrisch AG na Alemanha e Fellini Patrizio Srl na Itália, podemos chegar a uma nova geração de consumidores que vão adorar a textura, o sabor e a crocância deste produto único, 365 dias por ano”, afirma Miguel Ángel Jiménez, CEO da JimboFresh. Quatro das cooperativas de produtores e a Rijk Zwaan vão apresentar esta Alface para Snacks nos seus stands na Fruit Logistica deste ano, em Berlim.

A história começou em 2016, quando a empresa holandesa Rijk Zwaan apresentou um novo produto: Crunchy Lettuce. Como parte da sua missão de surpreender os consumidores com novas inovações, a equipa da Rijk Zwaan conseguiu combinar as melhores características da alface icebergue e da alface romana numa única alface. O resultado foi uma alface crocante, suculenta, saborosa e doce.

Nova adição ao mercado de retalho

As variedades de alface crocante rapidamente garantiram o seu próprio mercado específico. Em estreita colaboração com as três cooperativas espanholas, nasceu um novo conceito: Snack Lettuce. Esta alface de tamanho snack foi uma adição ao mercado de retalho e inspirou os consumidores a explorar novas e diferentes formas de usar a alface, como por exemplo para aperitivos e wraps de baixo teor de carboidratos.

Prémio Accelera para inovação

“Trabalhar em conjunto como um grupo de empresas tornou o nosso projeto mais forte e mais flexível na cadeia de abastecimento”, explica Miguel Ángel Jiménez. Além disso, o feedback do consumidor foi positivo, ele continua: “Eles gostaram da nova textura, sabor e especialmente do crocante”. O sucesso não passou despercebido. O conceito recebeu o Prémio Accelera para inovação e empreendedorismo na feira Fruit Attraction em 2018

Produção durante todo o ano

A parceria com as cooperativas de agricultores Landfrisch AG na Alemanha e Fellini Patrizio Srl na Itália dá início ao próximo capítulo desta narrativa. As empresas espanholas continuarão a promover este programa durante o inverno, e a produção de Alface Snack na Alemanha e na Itália no verão irá agora expandi-lo para um programa anual. O CEO da JimboFresh vê isto como um passo crucial para um maior crescimento no mercado europeu. “Isto irá ampliar o impacto em toda a Europa. Agora podemos chegar a uma nova geração de consumidores, 365 dias por ano”, declara ele.

Alcançar novos consumidores

Alcançar novos consumidores é exatamente o que a empresa alemã de frutas e vegetais Landfrisch AG, localizada em Bergheim, pretende fazer. Este forte novo parceiro no programa colaborativo é composto por 66 operações de produção, incluindo 106 hectares de cultivo sob vidro, 800 hectares de fruticultura e 2.000 hectares de cultivo de vegetais em campo aberto. Esta parceria fortalece o programa e amplia o alcance do produto, permitindo que mais consumidores tenham acesso à Alface Snack durante todo o ano.


“Devido às diferentes áreas geográficas de cultivo, agora somos capazes de oferecer aos nossos clientes esta alface inovadora durante todo o ano”, comenta Johannes van Eerde, COO da Landfrisch AG. “E devido à colaboração próxima entre os participantes, podemos trocar ideias sobre questões de cultivo, desenvolver uma visão comum em relação à qualidade, organizar campanhas de marketing abrangentes e garantir o fornecimento de Alface Snack durante todo o ano. Do nosso ponto de vista, esta é a melhor forma de integração vertical.”

Johannes von Eerde und Labinot Elshani da Landfrisch auf der Fruit Logistica 2023

Entusiasmante participar

"A empresa familiar italiana Fellini Patrizio Srl, que colabora com produtores em toda a Itália e se especializa em culturas de campo aberto, partilha do mesmo entusiasmo em aderir ao programa. “Ficámos curiosos desde o primeiro encontro com os nossos novos parceiros numa feira de negócios. Acreditamos neste projeto de Alface Crocante”, esclarece o CEO Emile Fellini.

A Alface Crocante - que na Itália é rotulada como ‘Crunchy - La lattuga che scrocchia’ - será cultivada em diferentes regiões: na Província de Forlì-Cesena, e nas áreas ao redor de Marche, Calábria e Puglia. “A nossa primeira produção acaba de começar e estará pronta a partir de abril de 2024. Com a escolha dos vários locais de produção, planeamos cultivar esta alface até o final do verão e esperamos estender a temporada de produção dependendo das condições desafiadoras de cultivo. Esperamos receber feedback positivo, tanto dos nossos parceiros de retalho como dos consumidores.”

Emile Fellini, CEO of the Italian growers’ cooperative Fellini Patrizio Srl.

Novo potencial

Rijk Zwaan continuará envolvida nesta nova parceria de cinco cooperativas. Miguel Ángel Jiménez confirma que está entusiasmado com este compromisso. “Rijk Zwaan desempenha um papel estratégico e essencial. Estamos todos bem alinhados e compartilhamos um objetivo comum: libertar o verdadeiro valor e potencial deste fantástico produto. E este capítulo não é o fim da história. Continuaremos à procura de novos parceiros locais em outros países também.”

To see – and try – Crunchy Lettuce for yourself at Fruit Logistica, visit Rijk Zwaan (Hall 1.2, D-13), JimboFresh International (Hall 27, C-71), Fruca Marketing (Hall 11.2, B-50) or Landfrisch AG (Hall 20, A-13).

“Podemos alcançar uma nova geração de consumidores, 365 dias por ano”, afirma o CEO da JimboFresh, Miguel Ángel Jiménez (na foto, o quarto da esquerda). Em 2023, a equipe da Rijk Zwaan, incluindo o Diretor-Geral Marco van Leeuwen (na foto, o quinto da esquerda), visitou a JimboFresh para ver os campos de produção de Alface para Lanche em Murcia. Esta visita permitiu à equipe da Rijk Zwaan ter uma visão em primeira mão do processo de produção e da qualidade do produto.

‘Freshly Forward, from Foundation to Future’ - este é o tema que a Rijk Zwaan escolheu para enfrentar os desafios de hoje, juntamente com os seus parceiros. Apresentaremos soluções robustas e resilientes, bem como inovações inspiradoras na Fruit Logistica 2024 (Pavilhão 1.2, D-13). Também é bem-vindo para visitar o Rijk Zwaan Retail Center em Berlim - a própria instalação de experiência e pesquisa da empresa. Esta é uma oportunidade única para conhecer de perto as inovações e soluções que a Rijk Zwaan está a desenvolver para enfrentar os desafios do futuro na indústria de produtos frescos.

Junte-se à Rijk Zwaan e avance com frescura!

For questions please contact
Bauke van Lenteren
For questions please contact
Bauke van Lenteren
Marketing Specialist Convenience and Leaf